22 de junho de 2011

O que dirige sua vida?

“O homem sem propósito é como um barco sem leme...” (Thomas Carlyle)


Segundo o dicionário a palavra “dirigir” significa: guiar, controlar, direcionar. Todos nós temos nossa vida dirigida por algo e existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir nossa vida. Muitos são dirigidos pela culpa, pelo ranço, pela raiva, pelo medo, pelo materialismo outros pela necessidade de aprovação. Existem outras influências que podem dirigir nossa vida, mas todas levam ao mesmo impasse: potencial não-aproveitado, estresse desnecessário e uma vida não-realidade. 

Existem cinco grandes vantagens em se levar uma vida dirigida por propósitos:

1.      Conhecer o propósito de sua vida faz que ela tenha sentido.

Muitos ainda não encontraram o sentido da vida, sentem-se fracassados, perdidos, procurando ajuda em “N” coisas. Porém sabemos que só em Deus encontramos o verdadeiro sentido da vida. Sem Deus, a vida não tem nenhum propósito, e sem um propósito a vida não tem significado. Sem um significado, a vida não tem relevância ou esperança.
A esperança é tão essencial para sua vida como o ar e a água. É preciso esperança para vencer. O Dr. Bernie siegel descobriu que podia prever qual de seus pacientes com câncer apresentariam melhoras, ao perguntar: “Você quer viver até os cem anos de idade?”. Os que tinham profunda noção do propósito de sua vida respondiam, sim, e eram aqueles com maiores probabilidades de sobrevivência. A esperança é gerada quando de tem propósito.
Se você se sente sem esperança, não desista! Coisas maravilhosas acontecerão em sua vida quando você começar a viver com propósitos. Deus diz: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29:11). Você pode ter a sensação de estar enfrentando uma situação impossível, mas a Bíblia diz: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” (Efésios 3:20).

2.      Conhecer seu propósito simplifica a vida.

Ele define o que você faz e o que você não faz. O propósito se torna o padrão pelo qual você avalia quais ações são essenciais e quais não são. Você simplesmente pergunta: “Esse ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus para minha vida?”.
Sem um propósito claro, ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões, destinar o tempo e empregar recursos. A tendência é tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento e no humor do dia, porém não é isso que Deus quer. Nosso tempo deve ser para fazer a vontade de Deus.

3.      Conhecer seu propósito direciona sua vida.

Isso faz que seus esforços e energias se concentrem no que é importante. Você se torna eficiente ao ser seletivo.
Não há nada tão potente como uma vida direcionada, que é vivida com um propósito. Os homens e mulheres que mais influenciaram a história foram os mais concentrados numa direção. O apóstolo Paulo, por exemplo, difundiu o cristianismo no Império Romano praticamente sozinho. Seu segredo era uma vida direcionada. Ele disse: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim (Filipenses 3:13). 
Se você quer que sua vida tenha impacto, focalize-a!

4.      Conhecer seu propósito estimula a sua vida.

O propósito sempre produz entusiasmo. No entanto, a paixão se esvai quando falta um propósito. Até mesmo levantar-se da cama se torna um fardo. É normalmente o trabalho, que nos esgota, tira nossas forças e rouba o nosso prazer.

5.      Conhecer seu propósito o prepara para a eternidade.

Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado a ser deixado sobre a terra. Elas querem ser lembradas quando partirem. Entretanto, o que mais importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que Deus diz. Viver para criar um legado na terra é um objetivo mesquinho. Uma utilização mais sábia do tempo é construir um legado eterno. Você não foi posto na terra para ser lembrado, mas para se preparar para a eternidade.

Fonte: Uma vida com propósito

Ps.: Antes de começar a escrever as postagens aqui gosto sempre de orar, pedir redirecionamento do Pai pra escrever aquilo que Ele quer, o que Ele falou ao meu coração, no momento, através da leitura do livro "uma vida com propósito" e de sua palavra, a Bíblia. Eu já tinha lido esse livro antes, mas ler novamente tem sido de grande valia.
Confesso que hoje quando comecei a escrever estava me sentindo desanimada, pensei que nem terminaria a postagem, até pensei em desistir, mas a cada palavra lida no livro e escrita aqui o Senhor foi ministrando em meu coração, fui bastante edificada e espero que vocês também sejam. Agora eu vou dormi tranqüila, ciente de que Deus tem guiado minha vida, de nada terei falta. 

Que Deus abençoe vocês... 

No amor de Jesus, Tarci

3 comentários:

  1. Tarci, você tem abençoado minha vida com suas mensagens. Louvo a Deus pela sua vida!
    Estou lendo esse livro e também te me abençoado!
    Fique na Paz de Jesus!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Tarci!
    Que mensagem linda.
    Que o Senhor continue te direcionando a escrever o que Ele deseja nos falar.
    Cada vez mais vejo o quanto uma vida com propósitos é fundamental.
    Beijos minha flor.

    ResponderExcluir
  3. Carol, Cida... Obrigada pelo carinho de sempre!!!

    Vocês que me abençoam e sempre acrescenta com seus comentários.

    Beijos

    ResponderExcluir